sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Relatório de monitoria


A OBSERVAÇÃO

            No dia em que “observei” minha turma, estávamos conversando sobre os personagens do Mundo da Imaginação e fiz os seguintes questionamentos aos alunos:
            - Quem já ouviu falar do mundo da imaginação?
Todos responderam que já ouviram falar, alguns até já foram lá.
            -Quem mora neste lugar?
As respostas vieram em forma de avalanche, Fada do dente, Pé grande, Fantasma, Sereia, Mula sem cabeça, Gigante, Bicho papão, Bruxa, Zumbi, Papai Noel, Coelho da páscoa, Cuca, e Saci.
            -Alguém já viu algum destes habitantes?
Antonia que ainda não perdeu nenhum dente respondeu: quando coloquei meu dente embaixo do travesseiro, veio a Fada do dente e pegou o meu dente, ela é toda verde, com asa verde, tudo verde.
            Joana com 5 anos disse: eu ainda não vi, mas sei que tem um Bicho Papão na minha casa, não sei se embaixo da minha cama ou em outro lugar.
            Lucas com 6 anos fez esta importante e curiosa observação: a minha mãe tem uma bola de cristal, e acho que deve ser do mundo da imaginação, porque ela sempre sabe o que eu fiz.
            Escrevemos todos os personagens em um cartaz, mas como as crianças ainda não sabem ler, achei que seria interessante colocar o desenho sobre os nomes, então pedi aos alunos para escolherem um personagem para desenhar e colocamos os desenhos sobre os nomes, desta forma, quando necessário, poderiam recorrer aos desenhos
            Após terem terminado os desenhos, colamos no painel da parede, um lugar de fácil visualização, todos puderam olhar os desenhos uns dos outros.
Este momento serve também para contar historia e em alguns momentos as historias são contadas com auxilio de livros e recontadas pelas crianças que querem recontar, em outros momentos as histórias são inventadas na hora e com participação dos alunos. Neste dia resolvemos inventar uma historia de arrepiar, cada criança criava uma parte da historia utilizando um personagem do mundo da imaginação. Após concluírem as atividades, as crianças têm liberdade para pegar um livro ou um brinquedo e sentar no tapete para não atrapalhar os colegas que ainda não terminaram.
            A preferência da turma é por atividades de recorte e pintura, gostam e permanecem bastante concentrados confeccionando pulseiras e colares de miçangas.

sábado, 20 de outubro de 2012

Ler é um hábito

Ler é um hábito que se forma desde o berço

Estimular o hábito da leitura é tão importante quanto ensinar a tomar banho, comer, escovar os dentes. E quanto mais cedo começar, melhor. Quando você lê para uma criança, está mostrando um caminho cheio de possibilidade tanto para sua vida pessoal como social. Ela se encanta com a narrativa e com sua atitude de leitura e assim começa a criar forte e agradável vínculo com os livros. Não faz mal se ainda não compreende toda a história, até porque esta conhecendo a língua escrita. Nesse momento, o que importa é despertar na criança o amor pela leitura.



Dicas para ensinar o gosto pela leitura

1.Organize seu tempo e leia para uma criança
Separe uma parte de seu tempo exclusivamente para ler. Mostre que esse momento é só de vocês e que a atenção esta voltada para a leitura e para a própria criança.
2.Deixe a criança sentir os livros
Deixe os livros sempre a disposição da criança, para que ela possa explorá-los e compreender como são utilizados. A criança deve se familiarizar com eles. sentir, tocar, faz parte do aprendizado.
3.Leia a história em vez de contá-la
Ler um texto em voz alta garante o acesso da criança ao universo da escrita, diferentemente de quando contamos ou dramatizamos uma história. Valorize a leitura, aproveite a oportunidade para apresentar novas palavras. Lendo é que se aprende a ler.
4.Valorize o livro
Os livros infantis são ricos não só em relação ao texto mas também às ilustrações e aos projetos gráficos.
5.Permita à criança expressar-se enquanto você lê
Durante a leitura, pode ser que a criança comece a falar sobre a história, demostrando curiosidade e interesse. Deixe-a expressar-se livremente. Esse envolvimento torna a leitura mais significativa.
6.Convide pessoas de diversas faixas etárias para ler
A leitura pode ser compartilhada por várias gerações. É uma ótima oportunidade para troca de experiências.

boa leitura
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VAMOS FAZER ARTE?


Projeto “quebrando estereótipos

 
Série/ano: Pré-escola (5 a 6 anos)
Área do conhecimento: Arte, português, matemática, ciências, musica.
Tema: Arte
Justificativa:
Colorir desenhos prontos é uma atividade mecânica que não envolve tanto a inteligência, a sensibilidade e a fantasia da criança, pois é considerado apenas um treino motor. Os desenhos para colorir também são utilizados para fixação de conceitos do que é certo, belo e desejado.

A partir dos cinco anos as crianças deixam de desenhar espontaneamente e ficam presas a modelos (casa, árvore, pássaros, pessoas em formato de palito, nuvens e sol no canto da folha); Como se não utilizassem mais sua própria imaginação e, sim, buscando uma aprovação e um modelo como referencia. Muitas vezes as crianças trazem desenhos de casa, onde elas, apenas pintam, o desenho na verdade foi feito pela mãe, e isso nos leva a refletir sobre o processo de aprendizagem que esta criança está vivenciando, esta prática só fortalece a idéia de que os adultos é quem sabem, ao invés de auxiliar acabam atrapalhando esta fase do desenvolvimento.

Ao trabalhar arte, as crianças acabam desconstruindo os seus “pré-conceitos”, principalmente em relação à estética, pois hoje vivemos em um mundo em que a mesma é super valorizada. Ao vivenciarem a super valorização da estética as crianças deixam de ser espontânea ou mesmo se negam a desenhar, por acreditar que não sabem fazê-lo.