Projeto
“quebrando estereótipos”
Série/ano:
Pré-escola (5 a 6 anos)
Área do conhecimento:
Arte, português, matemática, ciências, musica.
Tema: Arte
Justificativa:
Colorir
desenhos prontos é uma atividade mecânica que não envolve tanto a inteligência,
a sensibilidade e a fantasia da criança, pois é considerado apenas um treino
motor. Os desenhos para colorir também são utilizados para fixação de conceitos
do que é certo, belo e desejado.
A
partir dos cinco anos as crianças deixam de desenhar espontaneamente e ficam
presas a modelos (casa, árvore, pássaros, pessoas em formato de palito, nuvens
e sol no canto da folha); Como se não utilizassem mais sua própria imaginação
e, sim, buscando uma aprovação e um modelo como referencia. Muitas vezes as
crianças trazem desenhos de casa, onde elas, apenas pintam, o desenho na
verdade foi feito pela mãe, e isso nos leva a refletir sobre o processo de
aprendizagem que esta criança está vivenciando, esta prática só fortalece a
idéia de que os adultos é quem sabem, ao invés de auxiliar acabam atrapalhando
esta fase do desenvolvimento.
Ao
trabalhar arte, as crianças acabam desconstruindo os seus “pré-conceitos”,
principalmente em relação à estética, pois hoje vivemos em um mundo em que a
mesma é super valorizada. Ao vivenciarem a super valorização da estética as
crianças deixam de ser espontânea ou mesmo se negam a desenhar, por acreditar
que não sabem fazê-lo.
Nem tudo é só cor de cinza...
ResponderExcluir