sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Relatório de monitoria


A OBSERVAÇÃO

            No dia em que “observei” minha turma, estávamos conversando sobre os personagens do Mundo da Imaginação e fiz os seguintes questionamentos aos alunos:
            - Quem já ouviu falar do mundo da imaginação?
Todos responderam que já ouviram falar, alguns até já foram lá.
            -Quem mora neste lugar?
As respostas vieram em forma de avalanche, Fada do dente, Pé grande, Fantasma, Sereia, Mula sem cabeça, Gigante, Bicho papão, Bruxa, Zumbi, Papai Noel, Coelho da páscoa, Cuca, e Saci.
            -Alguém já viu algum destes habitantes?
Antonia que ainda não perdeu nenhum dente respondeu: quando coloquei meu dente embaixo do travesseiro, veio a Fada do dente e pegou o meu dente, ela é toda verde, com asa verde, tudo verde.
            Joana com 5 anos disse: eu ainda não vi, mas sei que tem um Bicho Papão na minha casa, não sei se embaixo da minha cama ou em outro lugar.
            Lucas com 6 anos fez esta importante e curiosa observação: a minha mãe tem uma bola de cristal, e acho que deve ser do mundo da imaginação, porque ela sempre sabe o que eu fiz.
            Escrevemos todos os personagens em um cartaz, mas como as crianças ainda não sabem ler, achei que seria interessante colocar o desenho sobre os nomes, então pedi aos alunos para escolherem um personagem para desenhar e colocamos os desenhos sobre os nomes, desta forma, quando necessário, poderiam recorrer aos desenhos
            Após terem terminado os desenhos, colamos no painel da parede, um lugar de fácil visualização, todos puderam olhar os desenhos uns dos outros.
Este momento serve também para contar historia e em alguns momentos as historias são contadas com auxilio de livros e recontadas pelas crianças que querem recontar, em outros momentos as histórias são inventadas na hora e com participação dos alunos. Neste dia resolvemos inventar uma historia de arrepiar, cada criança criava uma parte da historia utilizando um personagem do mundo da imaginação. Após concluírem as atividades, as crianças têm liberdade para pegar um livro ou um brinquedo e sentar no tapete para não atrapalhar os colegas que ainda não terminaram.
            A preferência da turma é por atividades de recorte e pintura, gostam e permanecem bastante concentrados confeccionando pulseiras e colares de miçangas.

Um comentário: